Começou a valer nesta segunda-feira a proibição definitiva de estacionamento na Rua Ângelo Sampaio, no trecho entre as avenidas Batel e Água Verde, das 7h às 20h. A troca da sinalização e a instalação das novas placas de trânsito foram feitas na segunda-feira da semana passada. Durante a primeira semana das mudanças, os agentes de trânsito deram prioridade ao trabalho educativo, sem multar os motoristas infratores.
A Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba S/A (Diretran/Urbs) também proibiu o estacionamento em outras três ruas que atravessam a região central, paralelas à Ângelo Sampaio: ruas Coronel Dulcídio, Desembargador Motta e Brigadeiro Franco, no horário das 17h às 20h, nos dias úteis.
Na Ângelo Sampaio a proibição de horário é maior porque não há Estacionamento Regulamentado (EstaR) no local. Quem deixa o carro estacionado em local proibido pratica infração "média" prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que resulta em 4 pontos na carteira do motorista e multa de R$ 85,13.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
As áreas de estacionamento estão sendo usadas como faixa adicional para circulação de veículos no horário de pico. O objetivo da Diretran é melhorar a fluidez em algumas ruas que atravessam a região central da cidade e enfrentam problemas de lentidão.
O Estacionamento Regulamentado (EstaR) foi mantido na Coronel Dulcídio, Desembargador Motta e Brigadeiro Franco, das 9h às 17h, com a exigência de uso do cartão - que custa R$ 1 e vale por uma hora. O limite de tempo para uso das vagas nestas ruas é de até duas horas, com dois cartões. Na rua Ângelo Sampaio não existem áreas de EstaR.
Os trechos de restrição de estacionamento são:
- Rua Coronel Duldídio - entre av. Silva Jardim e rua Carlos de Carvalho
- Rua Brigadeiro Franco - entre av. Getúlio Vargas e Carlos de Carvalho
- Rua Desembargador Motta - entre av. Padre Anchieta e Silva Jardim
- Rua Ângelo Sampaio - entre av. Batel e av. Água Verde