Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'GM 153'

Aplicativo garante maior atendimento para mulheres atingidas pela violência em Arapongas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 abr 2021 às 16:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O aplicativo "GM 153 Arapongas” – para celulares android, integrado no Sistema da Guarda Municipal de Arapongas (SISCCO), passa a contar com um atalho destinado ao " Sistema para Monitoramento e respostas imediatas para as mulheres com Medida Protetiva”, ou seja, destinado às mulheres que sofrerem algum tipo de agressão. O novo recurso vem em substituição do chamado " Botão do Pânico” - dispositivo de segurança preventiva utilizado pelas mulheres atingidas violência doméstica ou familiar, detentoras de medida protetiva de urgência, após decisão judicial.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, a nova aba dentro do app "GM 153 Arapongas”, gera maiores vantagens tanto no amplo atendimento às mulheres, como na economia do município. " Com essa parte específica dentro do app GM 153 conseguimos abranger maior atendimento para as mulheres - que contam com app instalado em seus aparelhos celulares, e devidamente cadastradas na interface. Com o acionamento dentro do app, já conseguimos identificar de pronto quem é ela e também o agressor, além da localização em tempo real do episódio. Enviando assim, de imediato, a viatura mais próxima. Além disso, pagávamos em média cerca de R$ 160 mil por ano para a utilização dos dispositivos botão do pânico - do Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP). Ao todo, 30 botões estavam disponíveis. Agora com o app, reduzimos todo esse custo, levando em consideração que o aplicativo foi desenvolvido graças ao empenho do GM João Maicon de Marques, e pode ser baixado gratuitamente, e utilizado pelo maior número de mulheres que necessitarem dos serviços”, explica. O acionamento do disposto dentro do app para as mulheres que sofreram algum tipo de agressão já está disponível desde a última sexta-feira, 02.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O responsável pelo desenvolvimento do app, GM João Maicon Marques, gerente de Planejamento, enfatizou como serviço tem somado positivamente com a atuação da GMA. " De maneira geral, com o novo sistema Web, o GM consegue através do celular realizar todos os procedimentos de forma fácil e rápida. O inspetor do dia consegue através do sistema acompanhar todo o desenrolar do dia com apenas seu celular, e dar mais suporte às equipes de Rua, que também desafogaram o trabalho - tanto a equipe de rua, quanto o operador do CCO, que antes tinha que digitar todas as informações trazidas no formulário de papel para o sistema. Agora, podemos incluir mais esse aporte, específico para essas mulheres”, esclarece. Ainda segundo Marques, a tendência é desenvolver outros recursos dentro da aba de suporte às mulheres, como por exemplo o de gravação de som ambiente. O app "GM 153” foi oficialmente lançado em setembro do ano passado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina


COMO FUNCIONA?

No app "GM 153 Arapongas”, na parte "Medida Protetiva” a mulher vai encontrar as seguintes opções:

Publicidade


- Urgência clique aqui: Assim que acionado, dispara um alerta sonoro no Sistema da Guarda Municipal (SISCCO), mostrando a localização e todos os dados da mulher (que foram previamente cadastrados junto à Polícia da Mulher e Patrulha Maria da Penha).


- Fale com a GMA: Direciona para a realização de uma ligação do 153 – Telefone de Emergência da Guarda Municipal.

Publicidade


- Telefones úteis: Direciona para os telefones úteis da GMA.


- Medida protetiva: Direciona para fazer o download (em arquivo PDF) da Medida Protetiva.

Publicidade


CADASTRO PARA UTILIZAR O APP

A GM e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Denice Amorim, explica que para a utilização dentro do aplicativo, as mulheres precisam ter o registro da chamada Medida Protetiva. " Para a funcionalidade dentro do app, as mulheres devem ter a Medida Protetiva. As que não têm medida protetiva devem registrar a denúncia – junto à polícia da Mulher e fazer solicitação da mesma”, explica.


Com a medida protetiva, a ela entra em contato com Polícia da Mulher para a formalização cadastral para o uso do app (que contará com dados pessoais e informações do agressor). Instala o app " GM 153 Arapongas”, e com isso, já está apta para a utilização. Na própria Polícia da Mulher, terá todo o auxílio e explicações sobre o dispositivo dentro do app. " Temos até o momento 19 mulheres devidamente cadastradas, e que podem utilizar o disposto pelo celular a qualquer momento”.


COMO BAIXAR?

Para obter o aplicativo "GM 153 Arapongas” nos celulares Android, é necessário acessar a Play Store. Em seguida, no campo de pesquisa digite: GM 153 Arapongas. Aí é só instalar o app para o uso.

INFORMAÇÕES

Polícia da Mulher – 3278-2209. GMA – 153 ou 0800-6459 -


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade