Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Águia Cinzenta

Ave rara é levada para Museu de História Natural

Redação - Bonde
02 mar 2004 às 13:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A localização de uma águia-cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus) atingida por um tiro na região de Tibagi, deixou em alerta os técnicos do Museu de História Natural Capão da Imbuia, mantido pela Prefeitura, para onde a ave foi levada. A águia-cinzenta é uma ave rara, sob ameaça grave de extinção.

A ave foi encontrada boiando no rio Fortaleza, no município de Tibagi, no final do ano passado por uma bióloga que a encaminhou para o departamento de Zoologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e, depois, ao Museu de História Natural. Esse é o segundo exemplar de águia-cinzenta no acervo do Museu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante o processo de taxidermia os técnicos diagnosticaram morte por afogamento após um tiro. A bala atingiu a parte ventral quebrando uma asa, o que provavelmente levou à queda da águia no rio. Pelos cálculos do ornitólogo, na região onde a águia foi encontrada existem apenas seis indivíduos da espécie.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


A águia-cinzenta possui de 66 a 85 centímetros de comprimento e o peso pode atingir 2.950 gramas. É uma espécie de grande porte, com asas largas, cauda curta, pernas relativamente longas e um característico topete na nuca. A cor cinza-escura predomina, sendo mais clara na parte ventral.


No Paraná foi avistada nos parques estaduais de Vila Velha e Guartelá e em outras regiões com paisagens adequadas como os municípios de Tibagi e Pirai do Sul. São aves perseguidas por serem consideradas como predadoras também de animais domésticos.

Agência Municipal de Notícias - Prefeitura de Curitiba


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo