A Biblioteca Municipal Elfrida Engel já tem à disposição especialmente para deficiente visuais, obras da literatura brasileira em CDs. Os seis títulos de livros falados foram enviados pela Biblioteca Pública do Paraná.
Estão à disposição os livros falados: Iracema, de José de Alencar; Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; Esaú e Jacó, de Machado de Assis; Noite na Taberna, de Alvares de Azevedo; A hora e a vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa e A morte de Quincas Berro d’ Água, de Jorge Amado.
Enquanto o acervo é pequeno, a biblioteca de Foz do Iguaçu vai disponibilizar o aparelho de CD e fones de ouvido a essas pessoas. Posteriormente, quando o volume de livros for maior, "os livros falados poderão ser emprestados aos usuários", informa a bibliotecária, Maria Helena da Silva.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
A perspectiva é que cópias de outros livros sejam solicitadas à Biblioteca Pública do Paraná, e que livros em braile também sejam disponibilizados.
Os livros serão emprestados a pessoas cegas ou com visão reduzida que residam no município. A justificativa do projeto que beneficia a população com visão reduzida é que trata-se de um direito de todo e qualquer cidadão. E, mesmo que não haja cegos nas cidades, há pessoas que têm visão tão reduzida que fica difícil enxergar a leitura em caracteres em tinta.
A idéia é divulgar o acervo falado para que as pessoas saibam que já podem procurar o local, onde haverá material adaptado. A biblioteca central inclusive disponibiliza por empréstimos com prazo de até 60 dias, títulos de interesse do usuário.
Fonte: DICS