O Governo Federal bloqueou o pagamento, referente a novembro, de 31.550 benefícios do Bolsa Família no Paraná. A medida foi adotada por falta de atualizações cadastrais e segue determinação de um decreto presidencial que estabelece que, a cada dois anos, as 491.333 famílias paranaenses participantes informem eventuais mudanças de renda, como forma de fiscalizar os recursos concedidos pelo programa.
A orientação da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, responsável pela coordenação do Bolsa Família no Paraná, é para os beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado procurarem o gestor municipal do programa para regularizar a situação. Para garantir o benefício, as famílias devem ter renda de até R$ 140 por pessoa, manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar seus dados, como endereço de casa e escola dos filhos.
"As famílias com benefícios bloqueados estão recebendo avisos nos extratos de pagamento de novembro para procurar a prefeitura de suas cidades. É preciso fazer isto até janeiro de 2010, prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que os cadastros não atualizados sejam cancelados. A partir de fevereiro, o governo deve fazer um balanço do número de famílias que deixaram o programa por terem saltado para uma faixa de renda superior", explica o secretário Nelson Garcia.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Segundo o coordenador estadual do Bolsa Família, Nircélio Zabot, se a falta de dados for justificada, a família terá de volta o benefício, inclusive o que ficou bloqueado (com AEN).