Os hospitais do Paraná estão sofrendo com a queda nas reservas dos bancos de sangue neste final do ano. As tradicionais viagens das férias de verão diminuíram bruscamente o número de doadores, fazendo com que alguns bancos de sangue já iniciem campanhas para atrair doadores.
No hospital Cajuru, em Curitiba, o nível das reservas de sangue já fez com que o banco de sangue da instituição iniciasse a convocação de doadores regulares para repor o estoque.
Segundo a médica Simone Serbena Lapa, a quantidade média de doadores diários caiu pela metade desde o início de dezembro. ''Normalmente, temos uma média de três mil doadores por mês. Nesse mês, devemos ter cerca de 1,5 mil doadores, caso as pessoas não procurem o banco de sangue'', lamenta Simone.
Leia mais:
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
A médica destaca que as férias não só diminuem a quantidade de doações, mas também aumentam a demanda por sangue nos hospitais. ''A redução nos estoque acontece porque muitos doadores estão viajando, e não costumam doar sangue fora de suas cidades. Mas por outro lado, no período de férias aumentam muito os acidentes de trânsito, o que faz com que a demanda por sangue para cirurgias também aumente'', destacou.
Leia a matéria completa na edição desta segunda da Folha de Londrina