A Secretaria da Segurança Pública do Paraná instalou três câmeras de monitoramento na orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Os equipamentos, instalados em parceria com uma empresa privada, possibilitam um ângulo de visão de 360 graus. Além disso, é possível aproximar a imagem e identificar o rosto de uma pessoa e placas de veículos a uma distância de até 500 metros. A polícia já começou a gravar as imagens e o sistema vai funcionar até o final da temporada.
A central de captação de imagens está instalada em Matinhos, de onde a Polícia Militar monitora as imagens 24 horas por dia, com a opção de selecionar e ampliar uma delas para ter uma visão mais detalhada, em tempo real. Quando há uma situação suspeita, o policial aciona a central do 190 para deslocar uma viatura até o local.
Para o delegado Valmir Soccio, coordenador da Polícia Civil no Litoral, estas imagens podem ajudar a solucionar crimes. "Nós na Polícia Civil, quando estamos em alguma investigação, usamos as imagens de câmeras de segurança. Isso ajuda muito na conclusão do inquérito. Todos os equipamentos que melhoram o trabalho da polícia e ajudam a diminuir o número de crimes são de extrema importância", avaliou.