O Fórum Popular Contra o Pedágio ganhou importantes aliados na luta contra a cobrança de pedágios nas rodovias paranaenses. Prefeitos da região litorânea se uniram ao esforço de diversas entidades da sociedade civil organizada para o lançamento da seção local da campanha antipedágio, que acontecerá na quarta-feira à tarde, na Câmara de Vereadores de Paranaguá.
Organizadores do fórum acreditam que a interiorização do movimento contra o pedágio é fundamental para conquistar a opinião pública, e que um posicionamento das personalidades públicas a respeito da questão é fundamental. O próximo passo é a nacionalização da campanha antipedágio, prevista para agosto.
De acordo com informações da AEN, apenas 8% dos 399 municípios paranaenses são contemplados com parte do Imposto sobre Serviços (ISS) arrecadado com a cobrança de pedágio. Ou seja, apenas 34 cidades são privilegiadas em detrimento de outras 365.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
A praça de pedágio de São José dos Pinhais, na Serra do Mar, descida para o Litoral, é um exemplo de planejamento que danifica toda cadeia produtiva da região litorânea.
O ultimo levantamento da Associação Comercial e Industrial de Matinhos e Sindilitoral mostra que apenas 10% das pessoas que deixam Curitiba nos finais de semana optam pelo litoral paranaense. A grande maioria (60%) prefere ir para o litoral catarinense, devido ao alto preço de pedágio, considerado hoje o principal fator da evasão de turistas.