Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prevenção

Campanha de vacinação de idosos contra a gripe começa dia 12

Redação - Bonde
02 abr 2003 às 18:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba promove de 12 a 30 deste mês a vacinação gratuita contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos.

A vacina estará disponível em todos os postos de saúde da cidade, no horário normal de funcionamento de cada unidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vacina contra a gripe faz parte da Campanha Nacional de Vacinação. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 70% da população acima de 60 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alça de acesso a Colorado

BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva

Imagem de destaque
Ampliação do programa

Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná


Em Curitiba, a população estimada acima de 60 anos é de 140.680. Na campanha do ano passado, foram vacinadas na capital 113.640 pessoas, o equivalente a 82% da população-alvo.

Publicidade


A imunização contra a gripe pode ser aplicada junto com qualquer outra vacina. Devem receber as doses todas as pessoas com mais de 60 anos, inclusive cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos do vírus da aids ou com outro estado associado à baixa imunidade.


Não podem receber a imunização idosos com alergia à proteína do ovo e ao timerosal (mercurocromo ou mertiolate) e portadores de doenças neurológicas, tanto em atividade quanto contraídas anteriormente.

Publicidade


"Na dúvida, a pessoa deve procurar um médico", recomenda a diretora do Centro de Epidemiologia, Karin Regina Luhm. A vacinação contra a gripe acontece sempre antes do inverno, nos meses de abril e maio.


"A vacina diminui o risco de contrair a doença em 90% dos casos", lembra Karin. Os dados de internação em Curitiba comprovam a eficácia da vacina. A taxa de internação no SUS por pneumonia e gripe na população acima de 60 anos caiu de 10 internamentos por mil habitantes, em 1998 – antes das campanhas de vacinação -, para sete em 2002.

Publicidade


No sábado, vão funcionar as unidades de saúde Fazendinha (24 Horas), Boa Vista, Boqueirão, Campo Comprido, Sítio Cercado, Bairro Alto, Cajuru, Campina do Siqueira, CRE Barão, Eucaliptos, Nossa Senhora da Luz, Osternack, Ouvidor Pardinho, Santa Felicidade, São Pedro, Vila Leão, Vila Machado e Visitação. Um posto de vacinação vai funcionar na Boca Maldita, nos dias 12, 14, 15 e 16, das 8h às 17h.


Durante a campanha, os postos estarão também atualizando o esquema de vacinação contra tétano e difteria, com a vacina dupla.

Por isso, é importante que os usuários levem às unidades de saúde a carteira de vacinas para avaliação da necessidade de aplicação da dose dupla e anotação das imunizações feitas anteriormente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo