Um mutirão formado por secretários de estado, políticos, representantes da sociedade civil e de entidades de classe lançou nesta quinta-feira, em Curitiba, a campanha "Doe vida. Doe sangue", para incentivar a doação de sangue voluntária no Estado. A ação aconteceu na sede do Hemepar, com a doação voluntária de cerca de 40 pessoas.
O slogan "Doe vida. Doe sangue." é o mesmo que será utilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na campanha nacional sobre o assunto que será lançada durante o Carnaval. "Nesta época de férias, aumentam os acidentes e o número de cirurgias, mas as doações caem cerca de 30%", disse o secretário da saúde, Cláudio Xavier. "Por isso, a doação voluntária é tão importante".
Para suprir as solicitações, o Hemepar precisa manter a média de doações de 120 pessoas por dia e o estoque de cerca de 250 bolsas de sangue. Cada bolsa de 450 ml de sangue é dividida em quatro partes, podendo atender quatro casos diferentes.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Outro apoio importante para o incentivo à doação de sangue no Estado foi a aprovação, no dia 29 de janeiro, pela Assembléia Legislativa do Paraná, da Lei nº 13964, que garante 50% de desconto nos eventos culturais do Estado (shows, cinema, teatro) a todas as pessoas que possuírem a carteirinha de doador.