Desde segunda-feira, a venda de vales da Rede Integrada de Transporte (RIT) para pessoas físicas só será feita no posto de atendimento da Urbs, na Rodoferroviária.
A novidade é que a ficha está sendo substituída pelo cartão-transporte, individual. Mas as fichas continuarão sendo aceitas normalmente. A informação é da Secretaria Municipal de Comunicação.
Com o cartão-transporte, o usuário do transporte coletivo de Curitiba apenas o encosta no leitor e a catraca é imediatamente liberada. Passe de uso pessoal, o cartão-transporte pode ser bloqueado em caso de perda, dano ou furto.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Para fazer o cartão, o usuário precisa adquirir a carga mínima inicial de 10 passagens e apresentar um documento de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Profissional ou Certidão de Nascimento para compra de passes para menores de idade.
Neste caso, o pai ou responsável deve comparecer também com a sua documentação. O usuário deve fornecer seu endereço completo com o CEP correspondente e assinar um termo de responsabilidade, já que o cartão é de uso pessoal.
Em caso de perda, roubo, furto ou dano, o passageiro deve telefonar para a central 156. O cartão será imediatamente bloqueado. Para a emissão da segunda via, é cobrada uma taxa equivalente a dez tarifas vigentes.
O cartão-transporte já é utilizado por 135 mil usuários da RIT – entre idosos, estudantes e portadores de deficiência – e trouxe benefícios à população. Com ele, pessoas com mais de 65 anos de idade e as portadoras de deficiência física deixaram de embarcar pelas portas traseiras e passaram a embarcar pela frente, como os demais passageiros.