O Ginásio de Esportes de Mandaguari (33 quilômetros de Maringá) ficou lotado hoje (15/12), com o casamento coletivo de 259 casais. Padrinhos e convidados ocuparam as arquibancadas e os noivos, o centro do ginásio. O juiz Devanir Cestari comandou a cerimônia e cerca de 50 representantes do Movimento Família Cristã e Pastoral da Família ajudaram na coordenação do evento.
O casal Domicil Simões e Aracy Rufino, que vivem juntos há 22 anos, foi o primeiro a se casar. Aracy conquistou o público ao responder ''sim'' em tom alto quando o juiz indagou se ela realmente desejava se casar com Simões. Depois do ''sim'', o casal foi aplaudido pelo público presente. Já os casais Reginaldo Alves, 22, e Silvia Marcia Ribeiro Lemes, 21; e Luiz Carlos Ramos, 36 e Cleide Araújo, 31, levaram seus bebês de seis meses e um mês e nove dias, respectivamente, para a cerimônia.
De acordo com a coordenadora do Movimento Família Cristão, Rita Maria Gabriel Melon, existem em Mandaguari cerca de mil casais em situação irregular. Segundo ela, a oportunidade de participar do casamento coletivo foi dada a todos os casais, mas muitos não se interessaram. A principal dificuldade para a regularização do matrimônio, conforme os casais, é o preço das taxas de cartório e da própria igreja. Por causa disso, a taxa cobrada de cada casal para a cerimônia de ontem, foi de R$ 20,00.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Leia mais na reportagem de Lucinéia Parra na Folha de Londrina deste domingo