As fortes chuvas que atingiram o Paraná nesta terça-feira (30) deixaram 1,2 milhão de unidades consumidoras sem luz, sendo quase dois terços na região Leste do Estado. Equipes da Copel estiveram em campo por toda a noite e seguem trabalhando na manhã desta quarta-feira (1º) nos estragos causados pelo pior evento climático já enfrentado pela Companhia.
Nesta quarta-feira, 400 equipes de serviços estão nas ruas para realização de reparos, com o reforço de 143 turmas de manutenção e construção de redes. Ao todo são mais de 1.000 eletricistas em campo. A região Leste concentra 2.562 pontos a serem restaurados nas redes de energia. A segunda maior é a região Oeste, com 1.610 notificações para atendimento das equipes. No Centro-Sul são 918, enquanto no Noroeste há 434 serviços, e no Norte, 174.
A interrupção no fornecimento de energia foi causada principalmente por queda de árvores ou outros objetos na rede, além dos ventos e raios. Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica. A previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
A Copel alerta que, em situações com postes quebrados ou fios rompidos, é importante manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia.
Já a falta de luz em trechos menores e situações de risco devem ser comunicadas pelo cliente. A comunicação de falta de luz pode ser feita pelo aplicativo para celulares, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras "SL” e o número da unidade consumidora.