Pesquisar

Canais

Serviços

- Sanepar
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Mananciais em níveis críticos

Cidades com risco de desabastecimento geram alerta para economia de água no estado

Redação Bonde com AEN-PR
25 jan 2022 às 16:25
Continua depois da publicidade

O forte calor dos últimos dias em todo o Paraná e a falta de chuvas regulares tem provocado o aumento no consumo de água e, ao mesmo tempo, a queda nas vazões de rios e poços. Essa situação levou a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) a adotar o rodízio no fornecimento de água em algumas cidades e a colocar em alerta vários sistemas, que estão com seus mananciais em níveis críticos.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Cidades como Laranjeiras do Sul, Dois Vizinhos e parte de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, estão com o rodízio implantado. A partir de quarta-feira (26), Clevelândia, no Sudoeste do estado, também entrará em rodízio.

Continua depois da publicidade


Já as cidades de Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Capanema, Planalto, Salto do Lontra, Matelândia, Nova Laranjeiras e Palmital estão em alerta, com mananciais a níveis mínimos e consumo bastante elevado devido à onda de calor, provocando um déficit de produção em relação à demanda da população.


De acordo com o Simepar, o último domingo (23) registrou as mais altas temperaturas do ano em vários municípios do Paraná, com recordes históricos de calor, e seguem bastante elevadas em todas as regiões do estado. Com isso, a Sanepar reforça que, mesmo nos dias de calor intenso e período de férias, é essencial que a população colabore, fazendo o uso racional da água tratada, que deve ser priorizada para higiene e alimentação.


O decreto de emergência hídrica do Paraná, publicado pelo governo do estado, determina que, “em situação de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é consumo humano e dessedentação de animais”.

Continua depois da publicidade


Confira algumas orientações para o uso econômico da água:


Diminuir o tempo de banho


Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.


Escovar os dentes e fazer a barba


Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de 13 litros de água. Se abrir o mínimo a torneira, podem ser economizados cerca de dez litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação. Não faça a barba durante o banho. Lembre-se de que dez minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.


Vaso sanitário


As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de seis litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de um litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.


Lavar louça


O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.


Lavar carros e calçadas, nem pensar


Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.


Vazamentos


Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de dois milímetros em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gota em alguns segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês, são 600 litros de água desperdiçados.


Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade