O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, participou nesta terça-feira, da primeira reunião da comissão instituída pelo governador Roberto Requião para apresentar diretrizes que levem à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Urbano para o Estado do Paraná.
Ao criar o grupo de trabalho, o governador Requião pediu aos urbanistas e arquitetos que ajudem a fazer um diagnóstico das necessidades do Estado e apresentem propostas práticas para serem implantados. O foco principal das discussões deve ser a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida.
Nesta primeira reunião, a comissão estabeleceu um cronograma de trabalho para conciliar a disponibilidade de tempo de cada um dos integrantes e, ao mesmo tempo, atender o pedido do governador Roberto Requião, que estabeleceu um prazo de 45 dias para a entrega do relatório final.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Antes de iniciar uma discussão sobre novas propostas, a comissão decidiu fazer um diagnóstico da situação atual e conhecer os projetos já existentes, os que estão em andamento e os recursos disponíveis. O levantamento será apresentado por técnicos do Paranacidade e do Ipardes. Com as informações, a comissão será dividida subcomissões, cada qual responsável por uma das sete ações propostas para a formulação do Plano de Desenvolvimento Urbano.
Segundo proposta do arquiteto Luiz Forte Neto, num primeiro momento as subcomissões trabalharão na organização da malha urbana estadual; ordenação institucional; articulação da administração; estabelecimento de parâmetros de atendimento; instrumentalização da gestão municipal; captação de recursos e formulação de políticas e programas de curto, médio e longo prazos. No decorrer dos trabalhos, esta relação poderá sofrer alterações, com adição de novas ações conforme o surgimento das necessidades.
Presidida pelo secretário Renato Adur, a reunião contou com a presença do secretário especial da Região Metropolitana, Edson Strapasson, e dos membros da comissão: Moises Rarah Junior, da Secretaria do Planejamento, Rosa Moura, do Ipardes, Karen Campelo, do Paranacidade, Jocely Maria Thomazoni Loyola, da Cohapar, Alcidino Bittencourt Pereira, do Ippuc, Reginaldo Cordeiro, Ronaldo Piazzalunga, Virginia Thereza Malini e Miryan Franchychyn, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e dos arquitetos Mirna Cortopassi Lobo, Orlando