A Secretaria da Educação do Paraná (Seed) abre nesta segunda-feira, 1º de outubro, concurso público para o preenchimento de 14.287 vagas para professores da matriz curricular (15 disciplinas), para professores pedagogos, professores do ensino profissionalizante e para professores da educação especial. A autorização foi feita pelo governador Roberto Requião
As inscrições seguem até o dia 15 e devem ser feitas pela internet no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no endereço www.nc.ufpr.br , ou através do site do Portal Dia-a-Dia Educação, no endereço www.diadiaeducacao.pr.gov.br .
O valor da inscrição é de R$ 60,00. As provas acontecem no dia 25 de novembro e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 17 de dezembro.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
"É muito importante que todos os interessados em participar do concurso leiam atentamente o edital porque há algumas diferenças em relação ao concurso anterior, realizado em 2004", alerta a chefe do setor de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Sheila Regina Assef.
Ela destaca que a principal modificação diz respeito à prova de títulos. "O candidato terá que dizer quais são os seus títulos no ato da inscrição e terá que comprova-los nas fases seguintes do concurso". Outra novidade deste concurso é que os candidatos poderão escolher duas disciplinas, mas terão que pagar duas inscrições, avisa a chefe do RH da Seed.
Os aprovados neste concurso vão substituir os professores com contratos temporários. Do total de vagas, 11.099 estão destinadas para a contratação de professores para a matriz curricular em 15 disciplinas das séries de 5ª a 8ª do ensino fundamental e para o ensino médio (antigo segundo grau). Estas são as 15 disciplinas da matriz curricular: Português, Matemática, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Alemão, Italiano, Filosofia, Ciências, Artes, Biologia, Química e Educação Física.
Para professores pedagogos são 785 vagas, para educação profissional são 1.205 vagas e para educação especial são 1.198 vagas, sendo que 198 vagas são remanescentes do concurso realizado em 2004, que ainda esta em vigência, para interpretes da Linguagem Brasileira de sinais (Libras). "As vagas estão distribuídas em todo o Paraná de acordo com os 32 Núcleos de Educação que compõem a Secretaria de Educação. Assim, o candidato vai poder escolher onde vai prestar concurso", explica Sheila Assef.
AEN