O Paraná teve nesta sexta-feira (5) mais um dia de intenso calor, com temperaturas elevadas em todas as regiões. Em conseqüência disso, o Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel anotou mais um recorde na demanda simultânea por eletricidade no Estado - 4.592 MW, total alcançado às 14h50. Com isso, a série de recordes consecutivos no consumo instantâneo de eletricidade iniciada na terça-feira (2) foi ampliada, acumulando agora quatro marcas inéditas registradas sucessivamente.
Na terça-feira (2), a demanda atingiu 4.420 MW às 14h45, total superado na quarta-feira (3) pelos 4.489 MW medidos às 15h47. Na quinta-feira (4), o novo recorde, de 4.510 MW, foi medido às 14h35. "Comparativamente aos níveis máximos de demanda verificados em fevereiro do ano passado, de 4.100 MW, a diferença dos atuais picos de consumo significaram a necessidade de uma potência adicional equivalente à carga de quatro cidades como Foz do Iguaçu", diz a gerente do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel, Ana Rita Xavier Haj Mussi.
Essa mesma potência equivale a um dos quatro grupos geradores que equipam a Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Neto (Foz do Areia), a maior do sistema próprio de geração da Copel e a hidrelétrica de maior potência dentre as cinco localizadas no rio Iguaçu, com 1.676 MW de potência instalada (com AEN).