A prefeitura de Curitiba implantou na cidade a linha de ônibus Circular Centro, alternativa para quem não faz deslocamentos a pé na área central, ou encontra dificuldades para estacionar o carro. Cerca de 2,6 mil passageiros usam a linha diariamente
No sentido horário, o tráfego é feito por três micro-ônibus, e no sentido inverso, por outros quatro veículos. A linha funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, e aos sábados, das 6h às 14h. A tarifa custa R$ 1,20.
Atualmente, os micro-ônibus são uma alternativa para quem prefere deixar o carro em casa, economizar combustível e dar preferência ao sistema de transporte coletivo, percorrendo rapidamente trechos da região central da cidade onde o número de vagas para estacionamento nas ruas é limitado e sujeito ao Estacionamento Regulamentado (EstaR).
Leia mais:
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar
Além disso, os usuários chegam facilmente não só às lojas e o comercio em geral situados no coração da cidade, bem como aos demais serviços oferecidos na região, como escolas, hotéis, órgãos públicos, terminais de ônibus e centros comerciais.
No sentido horário, a partir da praça Santos Andrade, os ônibus seguem pelas ruas Alfredo Bufren, Amintas de Barros, Tibagi, avenida Sete de Setembro, rua Alferes Poli, praça Ruy Barbosa, rua Visconde de Nácar, praça Osório, alameda Cabral, rua Cruz Machado, praça Tiradentes, travessa Tobias de Macedo, chegando ao ponto de partida.
Esse percurso permite ao passageiro, a partir do ponto inicial, alcançar facilmente endereços como a Universidade Federal do Paraná, Teatro Guairá, Terminal Metropolitano de ônibus Guadalupe, Rodoferroviária, Câmara Municipal de Curitiba, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (antigo Cefet), e a Rua da Cidadania Matriz.
No sentido anti-horário, os ônibus, a partir da praça Dezenove de Dezembro, fazem o percurso pelas seguintes ruas: Inácio Lustosa, Trajano Reis, Doutor Muricy, Cândido Lopes, Carlos de Carvalho, Visconde de Nácar, Comendador Araújo, Desembargador Motta e avenida Sete de Setembro. O roteiro prossegue pela avenida Affonso amargo, rua Doutor Faivre, avenida Sete de Setembro, ruas Mariano Torres, Conselheiro Araújo, Carlos Cavalcanti e Riachuelo, retornando ao ponto de partida, na praça.
O usuário desse percurso, a partir do ponto inicial, chega facilmente a endereços como o Passeio Público, Shopping Mueller, Paraná Previdência, Setor Histórico, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, ao lado, o Shopping Estação. Mais adiante, o Museu Ferroviário, a Rodoferroviária e o Mercado Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde e o Círculo Militar do Paraná, entre outras referências.