A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil decretou situação de emergência em 42 municípios do Paraná, a maioria no Sudoeste do Estado, onde não chove há mais de 70 dias. Outros 19 municípios podem ser declarados em situação de emergência nos próximos dias, caso não chova o suficiente nessas áreas. Calcula-se que cerca de 350 mil paranaenses estão sentindo os efeitos da estiagem prolongada.
O tenente Alessandro Galeski, da Seção Administrativa da Defesa Civil, informou que a decretação da situação de emergência caracteriza ''uma situação grave em função da falta de chuvas e permite que os prefeitos desses municípios tomem atitudes emergenciais que venham a amenizar os efeitos da estiagem prolongada''.
Segundo ele, a decretação da situação de emergência permite a contratação de caminhões-pipas ou até mesmo a perfuração de poços artesianos nos municípios atingidos pela estiagem. ''Já a Defesa Civil vai apoiar as comissões municipais no que for possível, apoiando as ações que venham a aliviar os efeitos da seca'', acrescentou o tenente à Agência Estadual de Notícias.