A Copel solucionou o problema que interrompeu por cerca de uma hora o fornecimento de energia para consumidores da região de Cascavel, no fim da tarde de domingo. Foi constatado que um defeito numa chave de aferição de transformadores de corrente desligou totalmente a Subestação Cascavel, interrompendo por 58 minutos a transmissão de energia para cerca de 150 mil consumidores.
A Subestação Cascavel supre com energia as duas linhas de transmissão na tensão de 138 mil volts que abastecem as subestações Céu Azul, Medianeira, Foz do Iguaçu e Vila Yolanda (Foz). Foram afetadas pela falta de energia, das 17h21 às 18h19, os municípios de Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Missal, Itaipulândia, Diamante do Oeste, Santa Helena, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu. As redes atendidas em 13,8 mil volts da região Sul de Cascavel também foram desligadas durante seis minutos.
O problema no equipamento - já reparado -, fez atuar o mecanismo de proteção geral da subestação Cascavel e, conseqüentemente, houve a interrupção de uma carga de 88 MW (megawatts).
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Informações da AEN