30/11/20
PUBLICIDADE
Pesca proibida

Defeso da piracema começa em 1º de novembro no Paraná

SEDEST
SEDEST


Alguns peixes nativos das bacias hidrográficas do Paraná estão protegidos a partir desta segunda-feira (19). Não são permitidos a posse e o abate das principais espécies até 1º de novembro, quando tem início o defeso da piracema. Em caso de captura acidental das espécies protegidas, o peixe deve ser devolvido imediatamente ao rio.


A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, através da Resolução 052/2020 da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O documento protege as espécies paty ou barbado chata (Pinirampus pirinampu), mandi-amarelo (Pimelodus maculatus), pintado (Pseudoplatystoma corruscans), mandi-prata (Iheringychtys labrosus), Piracanjuva (Brycon orbignyanus) e o Jaú (Zungaro zungaro).

O superintendente das Bacias Hidrográficas e Pesca da Secretaria, Francisco Caetano Martin, explica que a medida é necessária devido às condições climáticas atípicas atuais. "A falta de chuvas provocou a redução dos níveis dos rios do nosso Estado, em especial o Piquiri e o Ivaí, onde existe a maior reprodução de espécies nativas do Paraná”, afirmou.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

O calor acima da média aguça os instintos de reprodução, mas, com nível dos rios abaixo da média, os peixes não têm estímulo para sua migração, condição essencial para que se reproduzam.

O IAT (Instituto Água e Terra) monitora diariamente os níveis dos rios em 80 pontos das bacias hidrográficas do Paraná. Conforme balanço divulgado na semana passada, através do aplicativo Hidroinfoparaná, todos os rios estão com os níveis abaixo da média (Acesse AQUI).

PIRACEMA

O defeso da Piracema é decretado anualmente entre 1º de novembro e 28 de fevereiro do ano seguinte. No período, fica proibida a pesca de todas as espécies nativas em todas as bacias hidrográficas do Paraná. O objetivo é que as espécies reofílicas (migratórias) possam se reproduzir sem a intervenção da pesca. Para isso, o Paraná segue a Instrução Normativa n° 26/2009 do Ibama.
AEN-PR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Compras de Natal

Belinati anuncia funcionamento do comércio até as 22h em Londrina

29 NOV 2020 às 21h22
Boletim diário

Com mais 78 confirmados, Londrina ultrapassa os 15 mil casos de Covid-19

29 NOV 2020 às 20h01
Segundo turno no Paraná

Professora Elizabeth é eleita a primeira prefeita de Ponta Grossa

29 NOV 2020 às 18h28
Eleições em Ponta Grossa

Segundo turno ocorre dentro da normalidade no Paraná, diz TRE

29 NOV 2020 às 17h46
Eleições em Ponta Grossa

Segundo turno ocorre dentro da normalidade no Paraná, diz TRE

29 NOV 2020 às 17h10
Eleições Municipais no Paraná

2º turno no Paraná: candidatas em Ponta Grossa votaram pela manhã

29 NOV 2020 às 12h53
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados