O número de inquéritos triplicou na delegacia de Piaraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, depois da criação do Espaço da Mulher, dentro da unidade. O delegado-chefe Osmar Neves Feijó explica que, elas passaram a denunciar mais, principalmente o crime previsto na Lei Maria da Penha.
"Não significa que o número de ocorrências cresceu, o que aumentou foi a confiança das pessoas, em especial das mulheres, no nosso trabalho." A delegacia possui aproximadamente 1.500 inquéritos, destes, cerca de 400 são relacionados a crimes contra a mulher. Em média, cinco delas são atendidas por dia na delegacia.
O Espaço da Mulher foi criado em março e possui uma sala decorada de rosa, com um ambiente que deixa as mulheres à vontade. A sala também é usada para atendimento de crianças e adolescentes.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
O delegado conta que a ideia surgiu durante depoimento de uma mulher, que se sentiu constrangida ao relatar como foi vítima de estupro. "Perguntamos as características físicas do estuprador e ela ficou sem reação, logo percebi que ele era parecido com o escrivão que estava na sala", relata. "Perguntei então se ela ficaria mais à vontade se eu chamasse uma mulher para pegar o depoimento e ela disse que sim".
SERVIÇO – A delegacia fica na Rua Vitório Escarante, 735, em Piraquara, e o telefone é (41) 3673-2460.