O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) multou em R$ 50 mil a empresa Travessia da Baía de Guaratuba S/A, concessionária responsável pelo serviço de ferryboat entre Guaratuba e Matinhos. A penalidade é consequência de filas e atrasos ocorridos durante o feriado de Finados, no início de novembro.
De acordo com a fiscalização do DER, não houve respeito ao tempo máximo de espera dos usuários entre a compra do bilhete e a saída da embarcação. Pelo contrato, esse intervalo é de 32 minutos no período de baixa temporada e 22 minutos na temporada.
No feriado, alguns motoristas chegaram a esperar uma hora para fazer a travessia. Levantamentos mostraram ainda que a empresa trabalhou aquém da capacidade, com uma embarcação a menos.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
"Compreendemos que há aumento do movimento durante os feriados, mas a empresa deve preparar-se para atender a demanda. O usuário não pode ser penalizado com atrasos por falha de operação", destacou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.
Esta não é a primeira vez que a concessionária é penalizada por problemas na prestação dos serviços. A falta de um equipamento obrigatório resultou em uma multa de R$ 2 mil. Também neste ano, a empresa recebeu uma notificação por ter fechado o Serviço de Atendimento ao Usuário, que deve estar disponível 24 horas por dia.
O SAU é onde os passageiros podem ter apoio em caso de emergências médicas e outros problemas. A unidade é responsável ainda por registrar reclamações que serão passadas ao DER, além de sugestões e críticas para melhorar o serviço (com AEN).