A prefeitura de Curitiba anunciou que está tomando medidas preventivas contra eventuais invasões de terrenos durante o feriadão de Independência. O esquema de reforço na fiscalização de áreas públicas será mantido até a próxima terça-feira.
Segundo a prefeitura, "a Semana da Pátria é tradicionalmente uma data em que aumenta a ocorrência de invasões". A ocupação da área conhecida como Ferrovila, em 1991, teria acontecido neste período.
Além da vigilância nos terrenos do município, haverá um plantão telefônico para receber denúncias de ameaças de invasão, através dos números 1532, da Guarda Municipal, ou 156, do sistema de informações da Prefeitura. Os dois vão atender durante 24 horas.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
O objetivo do esquema seria "preservar as áreas do município que estão destinadas à implantação de projetos sociais, como a execução de loteamentos ou a construção de equipamentos comunitários".
Ao menos no que depender dos sem-teto do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), a prefeitura pode ficar tranqüila. Desde a quinta-feira eles ocupam o prédio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no centro da cidade.
O detalhe é que, desta vez, não se trata de uma invasão. Foi o próprio DCE que teve a iniciativa de ceder o local.