Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evitar aglomeração

Em Curitiba, transporte público se reúne com comércio para discutir horário de funcionamento

AEN - PR
05 jun 2020 às 11:52
- Maurilio Cheli/Arquivo Comec
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), do Governo do Estado, e a Urbs (Urbanização de Curitiba) convocaram a ACP (Associação Comercial do Paraná) para discutir o horário de funcionamento do comércio a fim de evitar aglomerações nos ônibus da capital e região metropolitana nos horários de pico.

Muitos lojistas não estão seguindo horários alternativos estabelecidos pela ACP, sobrecarregando o sistema de transporte em um momento em que é preciso manter os protocolos de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. A reunião virtual será nesta sexta-feira (05), às 16h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o presidente da Comec, Gilson Santos, o pico no número de usuários no transporte metropolitano é no início da manhã, com o movimento das pessoas que usam o ônibus para trabalhar em Curitiba. Mas depois das 8h esse fluxo reduz para menos da metade.

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira


"Com um pequeno esforço, flexibilizando horários, o usuário vai encontrar um sistema totalmente diferente dos horários de pico e é essa compreensão que precisamos que todos tenham. Mas, infelizmente, não é o que estamos observando. Os patrões não estão olhando com a devida atenção neste momento de pandemia para estas pessoas", disse Santos.

Publicidade


Em Curitiba, a frota de ônibus opera com folga, mas mesmo assim tem registrado movimento de até 28 mil passageiros por hora em horários de pico, às 7h e 18h.


"A recomendação é que o comércio utilize horários alternativos. A reabertura é essencial para a economia, mas evitar a propagação da doença, especialmente agora com as temperaturas mais baixas, é uma responsabilidade que precisa ser partilhada também pelos empresários", diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Segundo ele, o movimento geral do transporte coletivo se mantém bem abaixo do registrado antes da pandemia. Na última terça-feira (2/6) foram 260 mil passageiros no sistema. Antes da chegada do novo coronavírus, circulavam 756 mil pessoas por dia no transporte coletivo da cidade. "O movimento ainda está 65% abaixo de períodos normais. Mas operamos com 80% da frota para termos uma folga no sistema e evitar aglomerações", disse Maia Neto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade