A primeira das três equipes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que participam do Projeto Rondon 2007 embarca nesta sexta-feira (06) para o município de Diamantino, no Mato Grosso. Outra equipe embarca no sábado (07) para Porto Grande, no Amapá. No dia 12 outro grupo vai para Boquim, no Sergipe. Cada equipe é formada por seis acadêmicos e dois professores. Neste ano, alunos e coordenadores vão trabalhar no Conjunto B de ações, que tem como tema Desenvolvimento Local Sustentável e Gestão Pública.
A equipe que embarca nesta sexta-feira (6), em Foz do Iguaçu, é coordenada pela professora Elza Hofer, do curso de Ciências Contábeis, do Campus de Marechal Cândido Rondon, e pelo professor Nyamien Yahaut Sebastien, do curso de Engenharia de Pesca, do Campus de Toledo. Os estudantes são Eduardo Luiz Heinzen, do curso de Zootecnia; Adriano José Rauber, do curso de Direito, e Eduardo Felipe Tessaro, de Direito e Administração, todos do Campus de Marechal Cândido Rondon; Vandenéia Bourckhardt, de Serviço Social, do Campus de Toledo, Ericka Picoli de Paula, de Turismo, do Campus de Foz do Iguaçu e Thaísa Pegoraro, do curso de Ciências Biológicas, do Campus de Cascavel. O grupo retorna para o Paraná no dia 22 de julho.
O Projeto Rondon foi reativado em 2005, a pedido da União Nacional dos Estudantes (UNE), e é coordenado pelo Ministério da Defesa. De acordo com os coordenadores da Unioeste, o Projeto Rondon é de extrema importância para o Brasil e é uma oportunidade para uma reflexão sobre o papel da universidade brasileira.