Este sábado é Dia Nacional do Portador de Glaucoma. Para marcar a data, serão realizados exames oftalmológicos gratuitos a partir das 9 horas, na Boca Maldita.
O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão dentro do globo ocular. Essa pressão danifica o nervo óptico, podendo levar à cegueira.
O glaucoma do tipo crônico de ângulo aberto é o mais comum. Ocorre em 80% dos casos e não apresenta sintomas no início. Se não for tratado logo, com o tempo o paciente pode perder totalmente a visão.
Leia mais:
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
Já no glaucoma de pressão normal, o dano ao nervo óptico e o estreitamento da visão lateral ocorrem inesperadamente.
Tanto nos casos de glaucoma de ângulo aberto como de pressão normal, raramente o paciente apresenta sintomas bem definidos da doença, como dor nos olhos ou ao redor deles, e alteração da visão. Na maioria dos casos, a doença evolui lentamente sem que o paciente note a perda gradual da visão periférica.
A doença pode ser também do tipo ângulo fechado. Nesse caso, acorre aumento súbito da pressão ocular. Os sintomas são dor intensa e náusea, vermelhidão ocular e visão embaçada. Sem tratamento, o paciente pode ficar cego em apenas um ou dois dias.
Nos casos congênitos, a criança apresenta sintomas característicos, como olhos embaçados, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo. O tratamento sugerido é a cirurgia.
Há também os glaucomas secundários, decorrentes de outras doenças, como cataratas avançadas, lesões oculares e alguns tipos de tumor ou uveíte (inflamação ocular).