O Exército Brasileiro detonará, às 10 horas, uma rocha de 1.200 metros cúbicos nas obras de pavimentação da Estrada do Cerne (PR-090), no distrito de Bateias em Campo Largo.
Segundo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), serão utilizados 250 quilos de dinamite para explodir a rocha que possui 1.200 metros cúbicos. Volume capaz de preencher cerca de 86 caminhões trucados (3 eixos).
A pavimentação da Estrada do Cerne vem sendo executada desde fevereiro desse ano pelo Exército Brasileiro - o 10º Batalhão de Engenharia de Construção. Pelo convênio assinado, o Governo do Paraná está aplicando R$ 8,7 milhões para o asfaltamento dos primeiros 16 quilômetros dos 123 quilômetros da rodovia que ainda não possuem asfalto. O termo também garante a execução, por parte do Exército, do projeto final de engenharia para a pavimentação de mais 20 quilômetros da estrada.
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Histórico
A Estrada do Cerne foi a principal obra da década de 1930. Na época foi considerada como "a maior rodovia que se construiu no Paraná em todos os tempos". Faz a ligação entre o Sul e o Norte do Estado, passando por diversos municípios, entre eles Curitiba, Campo Magro, Piraí do Sul, Ventania, São Jerônimo da Serra, Jataizinho, Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul, já na divisa com São Paulo.
Durante 20 anos, a Estrada do Cerne se tornou uma das principais vias de escoamento da produção agrícola, notadamente o café, que antes era em grande parte exportado pelo Porto de Santos, através da Estrada de Ferro Sorocaba, e passaria, desde a década dos anos 40, a movimentar o Porto de Paranaguá.
Informações da AEN