O dia quente desta sexta-feira estimulou muita gente a sair de casa e aproveitar as várias festas realizadas para comemorar o Dia das Crianças. No Jardim Maringá (Zona Oeste de Londrina) o aterro do Lago Igapó II recebeu centenas de pessoas, de várias regiões da cidade, para a 8ª edição da Criança Fest. Shows musicais, competições esportivas, concurso de beleza, distribuição de lanches, brindes e um bolo gigante fizeram a alegria das crianças e suas famílias.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Maringá (Assomar), Osmar Pereira Santana, lembrou que a festa fica maior a cada ano. A primeira edição contou com aproximadamente 200 participantes. Ontem a expectativa é que até o final da tarde passassem pelo local cerca de 1,5 mi pessoas. ''Começamos com um bolo de 10 quilos, este ano fizemos um de 400 quilos.'' Para viabilizar a festa, a Assomar conta com a colaboração de empresas, Provopar e Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo Santana, são quatros meses de muito trabalho sem ganhar nada em troca, apenas a satisfação de proporcionar um dia de lazer para as crianças. ''Às vezes a gente acaba até colocando dinheiro do bolso, mas vale a pena.'' Ele contou que nos últimos dias sua mulher, filha e algumas vizinhas estavam indo dormir de madrugada para preparar tudo. Este ano a festa também arrecadou alimentos não perecíveis e roupas para doação a entidades assistenciais.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
No Zerão, os organizadores da 4ª Estação Criança Jovem Pan calculam que cerca de 5 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, tenham passado pelo local ao longo do dia. Teve de tudo: palhaços, shows musicais, apresentação de bicicross, distribuição de algodão doce, pipoca, sorvete e suco, atividades educativas - como orientação para escovação dos dentes -, piscina de bolinhas, tobogã e cama-elástica. ''A idéia é proporcionar um dia de lazer e de convívio para as famílias'', informaram os organizadores Marineis Aguiar e Rosby Queiroz. A festa teve o apoio do Sesc e Unopar.
Em Curitiba
O Parque Barigui foi transformado num enorme parque de diversões na festa pelo Dia das Crianças que a Prefeitura de Curitiba organizou nesta sexta-feira. O céu claro e o calor tornaram mais atrativos brinquedos e atividades espalhados pela área do Parque, embalados por muita música e cantigas de roda.
Crianças, junto de pais e avós, e acompanhadas de perto por monitores, aproveitaram o dia para mergulhar em piscinas de bolinhas, jogar futebol em balão, atravessar labirinto, equilibrar-se na ponte que cai, escorregar em tobogã e assistir peças de teatro. A festa pelo Dia das Crianças levou para o Parque Barigui milhares de famílias não só de Curitiba mas de toda Região Metropolitana.
Por orientação do prefeito Beto Richa, foram tomadas todas as precauções para garantir que as crianças brinquem em segurança e os pais fiquem tranqüilos, disse. "Fizemos reunião com o Corpo de Bombeiros e órgãos da área da Segurança. Os brinquedos infláveis são baixos e temos monitores acompanhando as crianças nos brinquedos", afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.
Beraldin destacou o trabalho dos funcionários da Secretaria do Esporte e Lazer para o sucesso da festa:"Estamos contentes também com o empenho da equipe para fazer uma festa histórica e segura para que as famílias não só de Curitiba, mas de toda Região Metropolitana, possam comemorar juntas este dia especial", disse.