A Urbs informou, na sexta-feira, que as fichas serão aceitas pelos ônibus da RIT (Rede Integrada de Transporte) até o dia 17 de setembro. A partir desta data só serão aceitos os vales de papel, cartões-eletrônicos ou dinheiro.
Yára Eisenbach, presidente da Urbs, explicou que durante a fase de transição, até a implantação definitiva do cartão, as fichas metálicas serão substituídas por um vale de papel.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, Yára disse que implantação da bilhetagem eletrônica nas linhas da RIT. A previsão é de que o cartão-transporte esteja sendo utilizado em toda a rede em três meses.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Os vales de papel podem ser comprados no posto de venda da Urbs, na Rodoferroviária, das 8h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Hoje, mais de 150 mil usuários utilizam o cartão-transporte, entre idosos, portadores de deficiência, estudantes, pessoas físicas, trabalhadores do sistema de transporte e fiscais da Urbs. A previsão é de que em novembro, mais de 300 mil usuários estejam usando o cartão.
Segundo a prefeitura, novos créditos poderão ser carregados no cartão em um dos 200 equipamentos instalados em 50 pontos distribuídos pela cidade, entre terminais, estações-tubo e outros locais de grande circulação. Outros 70 totens com o recarregador serão instalados em pontos estratégicos.
A presidente da Urbs explicou que o cadastramento dos empregados será feito pelas empresas. Já o usuário que compra vales para uso pessoal, para seus filhos ou trabalhadores domésticos, poderá fazer seu cartão na Urbs. O primeiro cartão emitido não terá custo para o usuário.
Para fazer o cartão é necessário apresentar um documento com foto – Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho, por exemplo. No caso da aquisição do cartão para terceiros, deverá ser apresentado um documento original da pessoa para quem vai ser confeccionado o cartão e também os documentos de quem está fazendo o cartão. O cartão para menores deverá ser feito por um responsável com mais de 18 anos.
Para a compra de novos créditos serão oferecidas diversas modalidades. Dúvidas de usuários e de empresas podem ser esclarecidas pelos telefones 320-3343 ou 320-3356.