Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde realizaram sábado (26) diversas ações no combate aos crimes ambientais no Litoral do Paraná. Uma embarcação foi apreendida e diversos pássaros silvestres, que estavam em cativeiro, também foram apreendidos.
De acordo com o coordenador da Força Verde na Operação Viva o Verão no Litoral, capitão Adilson Luis Correia, quem cometer algum crime contra animais silvestres sofre pena administrativa, criminal e civil. Além disso, a pessoa pode ser presa.
A primeira ação dos policiais aconteceu durante um patrulhamento aquático na baía de Guaratuba. Um homem foi flagrado realizando pesca de arrasto a menos de uma milha náutica, o que é proibido por lei. Quando os policiais o abordaram, ele não portava documentos ou licença. Ele foi autuado pelos policiais e o barco apreendido.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Também em Guaratuba, a Força Verde realizou duas apreensões de animais silvestres que estavam em cativeiro. As duas ações foram desencadeadas depois de denúncias anônimas. Um papagaio verdadeiro, um coleiro, um sabiá, um curió, três canários terra e três pássaros cóleras foram encontrados em duas residências e apreendidos.
Os animais foram encaminhados ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) no município de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A polícia reforça o pedido para que as pessoas continuem denunciando crimes ambientais pelos telefones 0800 643 03 04 ou (41) 3299-1350. As denúncias são anônimas.