Começou a funcionar hoje (10/08) em Foz do Iguaçu a primeira rede de monitoramento eletrônico instalada em uma aduana brasileira. A intenção da Receita Federal é vigiar 24 horas as milhares de pessoas que cruzam diariamente a Ponte da Amizade, via que liga Foz a Ciudad del Este no Paraguai.
As 30 câmeras foram colocadas em pontos estratégicos da aduana, principalmente na área onde os visitantes e compristas passam quando saem do Brasil. Três equipamentos foram fixados a uma altura de cinco metros, oferecendo uma imagem geral da praça onde circulam, em média, 5 mil veículos todos os dias. Funcionários da RF acompanham a movimentação em quatro monitores. Segundo o delegado da Receita em Foz, Mauro de Brito, o custo total do projeto foi de R$ 10 mil.
A instalação do sistema eletrônico de vigilância começou no início do mês passado. Na aduana da Ponte Tancredo Neves, via que liga Foz à cidade de Puerto Iguazú, outras 20 câmeras estão sendo montadas para garantir melhor fiscalização na fronteira com a Argentina.
* Leia mais em reportagem de Emerson Dias na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado