O prefeito Luciano Ducci assinou nesta segunda-feira (17) um decreto que regulamenta o aumento no número de táxis da capital dos atuais 2.252 para 3 mil carros, o que amplia em quase 800 o número atual. O decreto também abre a possibilidade de o taxista ter uma segunda atividade e cria condições para que os motoristas contratados possam concorrer a uma licença para operar o serviço.
Segundo a prefeitura de Curitiba, o processo de novas licenças para os novos táxis da cidade agora será feito pela Urbanização de Curitiba (Urbs). O número de táxis da cidade é o mesmo desde a década de 1970.
Dos 2.252 carros da frota de táxi da capital, 2.227 são convencionais, 21 executivos e quatro adaptados para pessoas com deficiência. São 358 pontos de táxi. Do total de táxis, 67,6% operam com rádio táxi.