A Paraná Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação e com o Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar), lançou neste fim de semana, no Centro de Capacitação Esportiva (CCE), o projeto Atleta Solidário.
Além de promover a detecção, o treinamento, a especialização e o encaminhamento ao esporte de rendimento de jovens talentos esportivos, o CCE incentivará a participação responsável e solidária dos jovens alunos-atletas do Núcleo de Captação de Talentos, principalmente, por meio de trabalho voluntário, de doações e parcerias que irão contribuir para a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida da população mais necessitada.
A primeira ação do projeto foi a Caminhada da Solidariedade. As 700 crianças que participam das atividades esportivas no CCE levaram cerca de 700 quilos de alimentos até a Associação Paranaense de Neoplasia, que fica a duas quadras do Centro de Capacitação Esportiva.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Entre as ações que serão desenvolvidas constam: a promoção interna de campanhas periódicas de doação; visitas a hospitais, asilos, creches e abrigos e entrega do produto das campanhas pelos alunos-atletas voluntários do CCE; atividades esportivas em parques públicos de conteúdo filantrópico; palestras, seminários e cursos em parceria com organizações sociais e comunitárias.
Atividades propostas: o Núcleo de Capacitação de Talentos deverá ter como suporte para seus projetos os conhecimentos das áreas de Educação Física, Esporte e Saúde, nos quais os jovens tenham oportunidades de vivenciar várias modalidades e atividades esportivas em contra turno escolar , em espaço privilegiado, que proporcione momentos que sirvam como instrumento de construção da cidadania e busca, como conseqüência, do encaminhamento dos talentos ao esporte de rendimento.
Projetos do CCE:
Brincando com o Esporte - Organização pedagógica que visa atender alunos entre 5 a 10 anos, período em que a criança inicia a aquisição das primeiras combinações motrizes e aperfeiçoa as múltiplas formas de movimento.
Com pequenos jogos, atividades físicas, motrizes e criativas, a proposta objetiva despertar o interesse das crianças para a aprendizagem esportiva através de brincadeiras.
Iniciando no Esporte - Proposta fundamentada em ações que objetivam a inclusão social por meio da democratização das atividades. Dá atendimento à crianças na faixa etária entre 11 e 13 anos. Período em que as crianças estão aptas a adquirir as habilidades específicas com combinação de atividades que possuem padrões seqüenciais, buscando uma complexidade cada vez maior no desenvolvimento motor da criança, relacionado com a modalidade esportiva praticada.
Aperfeiçoamento Esportivo - Proposta de encaminhamento ao rendimento esportivo à jovens na faixa etária entre 14 e 16 anos, priorizando aprofundamento maior aos aspectos técnicos esportivos, objetivando por meio de investimentos de empresas ou clubes, o possível alcance à excelência esportiva.
Fonte: Agência Estadual de Notícias