A Guarda Municipal intensificou as rondas noturnas no Largo da Ordem e ruas do setor histórico da cidade. As rondas antecedem a inauguração de um novo Posto Avançado da Defesa Social, que está sendo instalado ao lado da Casa Romário Martins, em imóvel cedido pela Fundação Cultural de Curitiba.
O posto deve ser inaugurado em fevereiro, para atendimento prioritário aos pontos próximos ao Largo da Ordem e ruínas de São Francisco, onde é grande o movimento do comércio e de turistas. Um efetivo de 10 guardas se reveza em turnos, 24 horas por dia,
"Mesmo antes da inauguração do posto, a Guarda vem mantendo presença 24 horas na região, atendendo a um pedido dos comerciantes", explica o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. Na região também estão vários prédios públicos municipais, cuja proteção é responsabilidade da Guarda, como o Memorial da Cidade, o Palacete Wolf e a Casa da Memória. O novo posto avançado faz parte do programa Segurança na Cidade, da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social. "Para contribuir com a segurança nos bairros, estamos investindo em novas instalações, que melhoram também as condições de trabalho do efetivo", afirma o secretário.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Os comerciantes do setor histórico aprovam a iniciativa. "A presença da Guarda inclusive à noite, aumenta a segurança", diz Alberico Ventura, comerciante e representante do Conselho de Segurança do Largo da Ordem. A empresária Joana D’arc Menezes, proprietária do Restaurante Estrela da Terra, afirma que a presença da Guarda inibirá a ação de criminosos na região. "A ação de marginais acaba afastando os turistas e prejudicando o comércio. Com a Guarda mais presente, acredito que as coisas vão melhorar", diz Joana.
O posto também prestará atendimento especializado aos turistas. Um guarda municipal bilíngüe atenderá visitantes com informações sobre pontos turísticos e serviços, como hotéis e restaurantes. Além do setor histórico, outras importantes regiões da cidade terão novos postos avançados da Defesa Social. No bairro Portão, o posto está sendo construído na rua Itacolomi. No Pilarzinho, um novo posto está sendo instalado na rua Osvaldo Maciel, ao lado do Parque Tanguá.
Da Prefeitura de Curitiba