Policiais papiloscopistas do posto central do Instituto de Identificação (IIPR), em Curitiba, prenderam um homem que tentava tirar uma carteira de identidade em nome de outra pessoa, nesta terça-feira (18). Célio Cláudio Ribas, 45 anos, foi surpreendido com documentos de um amigo, que mora em Guaratuba, litoral do Paraná. Ele teria cedido seu nome em troca do pagamento de duas contas, uma de água e outra de luz.
Ribas foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, no centro da capital. Em depoimento, afirmou que pretendia fazer um passaporte para ir para Portugal, onde pretendia morar. Ele disse aos policiais, que não podia usar sua verdadeira identidade, pois tem pendência com a Receita Federal. Ribas foi atuado em flagrante por falsidade ideológica e está detido na carceragem do 1º DP.
Quando os papiloscopistas recebem a documentação, consultam o - Serviço de Análise, Regularização e Investigação (Sarid), uma seção interna do instituto, que faz a comparação documental. A partir destas informações a fraude é detectada pelo sistema informatizado.