Seis pacientes do Hospital Colônia Adauto Botelho, da Secretaria de Saúde do Paraná, visitam hoje o Shopping Cidade, em Curitiba. Eles fazem parte do Programa Nacional De Volta para Casa, do Ministério da Saúde, denominado Auxílio Reabilitação Psicossocial, que incentiva o retorno dos pacientes psiquiátricos ao convívio com a sociedade.
Como incentivo, os pacientes receberam ajuda de custo no valor de R$ 240,00 e agora poderão ter mais independência. Uma amostra disso é a visita ao shopping. É a primeira vez que muitos deles terão a oportunidade de escolher as suas roupas.
Para ajudar na readaptação ao convívio social, os pacientes participam de grupos terapêuticos semanais que ensinam noções básicas de economia, entre outros temas.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Os pacientes do Hospital Adauto Botelho foram preparados durante dois anos pela equipe de saúde, antes de participar do Programa De Volta para Casa. Eles aprenderam também cuidados pessoais e autonomia. Foram reaprendendo a se manter sozinhos, a conservar os objetos em ordem, a pentear o cabelo e a cuidar da própria roupa.
ABr