O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou nesta quinta-feira os editais de recebimento dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA) de dois projetos polêmicos na Região Metropolitana de Curitiba. O primeiro refere-se à exploração do Aquífero Karst em Almirante Tamandaré, e o segundo, à construção do Contorno Ferroviário Oeste de Curitiba, que vai atingir cinco municípios da região.
Os poços de Almirante Tamandaré já estão sendo explorados. Mas segundo o chefe do Departamento do Licenciamento Ambiental do IAP, Pedro Dias, a exploração era feita somente com autorização da Superintendencia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).
O gerente da unidade de hidrogeologia da Sanepar, João Horárcio Pereira, rebate as acusações e diz que todo o consumidor que se sentir lesado reclamar indenização.
Leia mais:
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
O outro edital refere-se à construção do desvio ferroviário, também chamado de Contorno Ferroviário Oeste de Curitiba, que vai ligar municípios da região metropolitana. Os ambientalistas criticam o projeto porque consideram que o novo ramal vai agredir dois mananciais importantes que estão no trajeto: o Passaúna, que abastece 600 mil pessoas, e o do Rio Verde.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.