O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) irá realizar, nas próximas semanas, nova força-tarefa para fiscalizar postos de combustíveis não visitados no início do mês.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, a primeira operação resultou na fiscalização de 54% (1.382) dos 2.535 postos existentes no Estado. Do total fiscalizado, apenas 116 tinham licença de operação, ou seja, menos de 4,58%.
A fiscalização obedece a Resolução Conama nº 273/2000, que determina normas de segurança ambiental contra vazamentos e lançamentos de efluentes em postos de combustível, como, por exemplo, sistemas lavacars.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Num primeiro momento, o procedimento do IAP foi notificar os postos que ainda não fizeram o pedido de licenciamento para que regularizem a situação num prazo de trinta dias. Os que já haviam sido notificados foram autuados.
O número de notificações foi de 669 e de autuações 134. Uma nova operação deverá ser realizada nas próximas semanas para completar o restante de postos que ainda faltam para serem fiscalizados.