A Polícia Militar de Santo Antônio da Platina, no Norte do Paraná, libertou na manhã de quarta-feira (24) Albertino Paulino da Silva, de 60 anos, que vivia em um sítio sob condições desumanas dentro de um chiqueiro. Silva foi levado para um hospital da região onde foi medicado, ele estava coberto de feridas, sujo devido às necessidades fisiológicas e com dezenas de bichos de pé. Depois, foi encaminhado para um asilo de idosos na própria cidade. Segundo seu relato aos policiais, ele era mantido na casa havia sete anos e apanhava quando não tinha condições de trabalhar.
O comandante do 1º batalhão da PM em Santo Antonio da Platina, Antonio Carlos de Moraes, disse que o casal Francisco Martins Neto e Terezinha de Fátima, "patrões" do idoso, responderá pelas acusações de maus-tratos, estelionato e trabalho forçado. Martins Neto, porém, já está preso. Ele foi detido por porte ilegal de arma de uso permitido.
Silva ainda acusou o casal de se apropriar de sua aposentadoria relativa a um salário mínimo. "Foram realizados dois empréstimos nos valores de R$1,7 mil e de R$ 350,00 para serem descontados da aposentadoria de Silva. O casal alegou que o dinheiro serviu para comprar uma casa para ele, mas quem utiliza a casa são os familiares do casal", disse o comandante. "Todos ficamos chocados com a situação em que ele foi encontrado, mas agora passará por uma avaliação clínica e psicológica também", concluiu. As informações sâo da Agência Estado.