Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
43 vagas ofertadas

Inscrição para vestibular indígena termina sábado

Redação Bonde
20 set 2007 às 09:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As inscrições para o vestibular dos povos indígenas do Paraná serão encerradas no sábado. O concurso, que reserva vagas nas universidades federal e estaduais, impõe regras rígidas para garantir o acesso para quem realmente é da etnia. A falta de informação ainda gera queixas de índios que afirmam ter o direito de concorrer no sistema especial.

O sistema de reserva de vagas existe desde 2002. Cada universidade pública do Paraná destinava inicialmente três vagas para estudantes indígenas. Em 2006, uma lei estadual ampliou para seis o número de vagas em cada instituição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, são oferecidas 43 vagas, sete para a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seis para cada uma das instituições estaduais: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Para a UFPR, concorrem candidatos de todo o País e, para as estaduais, somente candidatos nascidos em comunidades indígenas do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


A coordenadora do Vestibular Indígena e presidente da Comissão Universitária para os Índios (Cuia), Déa Maria Ferreira Silveira, explicou que é o cacique que define quem é ou não da tribo. Se o índio morar fora da reserva, a chancela deve ser do representante da Fundação Nacional do Índio (Funai). ''Não é nossa competência definir isso. Essa responsabilidade é do próprio cacique'', explica Déa.

Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo