Termina nesta quinta-feira o prazo dado pela Prefeitura de Curitiba e governo do Estado aos contribuintes da Capital que optarem por descontos no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).
Para a economista Eleonora Bonato Fruet vale a pena pagar ambos os tributos à vista, já que ''não existe aplicação financeira que renda o valor das taxas embutidas no pagamento parcelado de ambos os impostos''. No entendimento da economista, se o contribuinte possuir a quantia necessária para pagar os tributos na caderneta de poupança, por exemplo, é mais vantojoso investir na quitação dos impostos, já que a poupança da rendimento mensal de 0,7%.
No caso do IPTU, o pagamento à vista rende desconto de 10% sobre o valor total do tributo. Já no do IPVA, o desconto é de 15% até quinta-feira e de 5% até 28 de fevereiro. No pagamento parcelado do IPVA, os juros embutidos são de 5% ao mês, em média. ''Em seis parcelas, o acréscimo é de mais de 20%'', dependendo da data do vencimento do pagamento'', calculou.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
» Leia mais na Folha de Londrina desta quarta-feira.