Termina nesta quinta-feira o prazo dado pela Prefeitura de Curitiba e governo do Estado aos contribuintes da Capital que optarem por descontos no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).
Para a economista Eleonora Bonato Fruet vale a pena pagar ambos os tributos à vista, já que ''não existe aplicação financeira que renda o valor das taxas embutidas no pagamento parcelado de ambos os impostos''. No entendimento da economista, se o contribuinte possuir a quantia necessária para pagar os tributos na caderneta de poupança, por exemplo, é mais vantojoso investir na quitação dos impostos, já que a poupança da rendimento mensal de 0,7%.
No caso do IPTU, o pagamento à vista rende desconto de 10% sobre o valor total do tributo. Já no do IPVA, o desconto é de 15% até quinta-feira e de 5% até 28 de fevereiro. No pagamento parcelado do IPVA, os juros embutidos são de 5% ao mês, em média. ''Em seis parcelas, o acréscimo é de mais de 20%'', dependendo da data do vencimento do pagamento'', calculou.
Leia mais:
Vai viajar com parentes menores de idade? Saiba quais documentos levar para cada situação
Aplicativo BlaBlaCar suspende ofertas de caronas no Paraná e prepara recurso
Homem morre após fugir por 20 km e se envolver em confronto com a polícia
Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro
» Leia mais na Folha de Londrina desta quarta-feira.