Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Liminar negada

Juiz mantém PSS para contratação de agentes de cadeia no Paraná

Rafael Machado - Grupo Folha
29 jul 2020 às 09:34
- Ricardo Chicarelli/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, Marcos José Vieira, negou a suspensão do processo seletivo para contratação de 1.394 agentes de cadeia no Paraná, decisão tomada liminarmente no último dia 22 de julho. Segundo a ação popular ingressada por 20 candidatos, o teste deveria ser cancelado porque o governo estadual não promove concursos públicos para a categoria há pelo menos oito anos.

Esse despacho, porém, não inviabiliza o julgamento do mérito da manifestação, que não tem data para acontecer. De acordo com o magistrado, se o PSS fosse anulado, "danos severíssimos à administração, senão mesmo o colapso do serviço penitenciário", poderiam acontecer. Para ele, o despacho foi dado "porque não se tem notícia de candidatos aprovados e em condições de ser convocados imediatamente para atuar no sistema prisional". O Ministério Público já havia se manifestado a favor da continuidade do chamamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Mas quem se inscreveu tem um entendimento diferente. Eles alegam que os constantes processos seletivos infringem a Constituição, que estabelece até dois anos como tempo máximo para este tipo de admissão. "É uma manobra para evitar a contratação de servidores", considerou o advogado Bruno Mangile, que representa os candidatos, em entrevista à FOLHA quando a ação foi protocolada na Justiça. Procurado após a decisão, ele não quis se pronunciar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Início das obras

Pista da 445 em Tamarana será bloqueada a partir de segunda para obras de viaduto

Imagem de destaque
Carros descobertos

Justiça manda retirar veículos do pátio da delegacia de Palmital para evitar dengue

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Em Curitiba

Homem que cortou corda de trabalhador ameaçou funcionários no prédio no PR

Continue lendo esta matéria na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade