Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
RMC

Mega operação fecha pontos comerciais e prende pessoas

Redação Bonde com PM/PR
28 mar 2010 às 18:23
Continua depois da publicidade

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) realizou na madrugada deste domingo (28) uma mega operação em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em parceria com secretarias da prefeitura daquele município. Foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais, dos quais três foram fechados pelas equipes, devido a irregularidades na documentação que permite o funcionamento. Durante as atividades 35 menores foram identificados, quatro pessoas foram detidas e uma arma apreendida.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Um dos principais pontos da abordagem em pinhais foi a danceteria "Millenium", localizada na Avenida João Leopoldo Jacomel, onde havia grande concentração de pessoas. "Neste local foram identificados 35 menores e uma pessoa foi detida porque portava cocaína e maconha", conta o coordenador da Aifu, capitão Jefferson Silva. O trabalho teve como principal objetivo reprimir o fornecimento de bebida alcoólica a crianças e adolescentes, combater o uso e o trafico.

Continua depois da publicidade


"Entre as atividades desenvolvidas pela Aifu está a fiscalização sanitária, o combate ao tráfico de drogas e armas, a fiscalização da venda e distribuição de bebidas alcoólicas a menores, e a abordagem a pessoas", relata o tenente Maykon Faria da Cunha, oficial da Operação realizada nesta madrugada. A Aifu contou com o apoio de policiais militares do 17º Batalhão de polícia Militar (BPM) e da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (RONE) da Companhia de Polícia de Choque para atuar nas imediações da Millenium.


"Em um estabelecimento no bairro Weissópolis uma pessoa foi presa por fornecer bebida alcoólica a uma adolescente", conta o capitão. Ainda durante as atividades, a equipe velada da Aifu, abordou um veículo Golf, que havia acabado de colidir com uma árvore, no bairro Atuba. "No interior do carro, que contava com dois ocupantes, foi encontrada e apreendida uma pistola calibre 380, com nove cartuchos intactos", conta o tenente.


Segundo informações da Aifu, testemunhas declararam que a dupla havia baleado duas pessoas em um bar nas proximidades, minutos antes da chegada da equipe policial, e que uma das vítimas havia entrado em óbito. Um dos detidos tinha passagem por roubo. Os dois foram presos e encaminhados, junto com o material apreendido, à delegacia do município de Pinhais para os procedimentos cabíveis.

Continua depois da publicidade


AIFU - A Aifu é uma ação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública em que participam diversos órgãos com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos comerciais. Participaram da ação as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Conselho Tutelar, Justiça Estadual e fiscais das prefeituras.


Somente em 2010, a Aifu realizou 75 operações em Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Estado (durante a Operação Viva o Verão). Neste período foram fechados pela equipe 196 estabelecimentos comerciais e emitidos 951 autuações administrativas contra pontos comerciais. Drogas, armas e caça níqueis também foram recolhidos.

Ainda durante estes três meses, foram abordadas 4007 pessoas, das quais 24 foram detidas, dois menores foram apreendidos, 26 orientados, 24 recambiados (reconduzidas à residência ou abrigos) e dois abrigados. Neste período, a Aifu também abordou 98 veículos, apreendeu três deles e constatou 78 infrações de trânsito.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade