A população de Sertanópolis (40 km ao norte de Londrina) teve uma péssima surpresa na manhã desta segunda-feira (5). O vazamento de um produto quimício provocou a morte de milhares de peixes no lago Taboco, cartão postal da cidade. Fiscais do IAP estiveram durante o dia recolhendo amostras da água para apurar as causas e responsabilidade pelo crime ambiental. O relatório deve sair em dez dias.
Para a Polícia Civil de Sertanópolis, a origem do produto contaminado foi em uma empresa que fica próximo ao lago, por isso um inquérito já foi instaurado, inclusive indiciando o dono. Mas pela manhã o proprietário da empresa registrou um boletim de ocorrência, informando que o tanque, contendo o produto químico, havia sido aberto propositalmente, indicando assim uma possível sabotagem.
A estimativa é que mais de 120 mil animais estejam contaminados, sendo que boa parte dos peixes haviam sido soltos nos últimos dois anos no lago, através um projeto do governo do estado e da prefeitura, para incentivo da pesca artesanal. (com TV Coroados)