Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Combate ao mosquito

Mobilização marca o "Dia D" de combate a dengue no PR

Redação Bonde
26 nov 2007 às 09:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Atividades em todo o Estado marcaram neste sábado o Dia "D" de Combate à dengue. O secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, abriu a campanha em Cambé, na região norte, e em seguida participou da mobilização em Londrina. Com a frase "Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos, a dengue pode matar", as atividades partiram da Secretaria de Estado da Saúde, por meio das 22 Regionais de Saúde e em conjunto com os municípios.

"Atividades públicas como esta chamam a atenção do problema", avalia Gilberto Martin, para quem até janeiro o objetivo principal da campanha será atacar os criadouros do mosquito. "Para isso temos que mobilizar toda a sociedade. A dengue é um problema de todo o cidadão", completou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A dengue é atualmente uma das principais preocupações de saúde pública em todo o País e no Paraná não poderia ser diferente. "Hoje temos três vírus da doença circulando. O quarto tipo já está na Venezuela e deve chegar logo ao Brasil", alerta o secretário. O problema, segundo ele, é que quando o paciente contrai a doença pela segunda vez, com um sorotipo diferente do vírus, a chance de dengue hemorrágica cresce muito. Cerca de 10% das pessoas que são infectados não chegam a ter os sintomas da dengue clássica e por isso sequer sabem que foram infectados", acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Outra questão levantada pelo secretário é que há uma cultura de que a dengue é uma doença que não traz perigos à população. "A dengue não é brincadeira. É preciso que todos percebam a gravidade desta doença que mata. Um paciente com dengue hemorrágica sangra por todos os orifícios do corpo", enfatizou.


Sobre a prevenção, o secretário ressaltou mais uma vez a importância de cada cidadão fazer a sua parte. "Até o copinho de água e café que se joga em qualquer lugar pode ser um ótimo criadouro para o mosquito", lembrou. Martin explica que o ovo pode passar mais de um ano vivo esperando as condições ideais para eclodir e pode até mesmo já nascer infectado. Por isso a importância de acabar com os criadouros do mosquito.

AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo