Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Net na faixa

Moradores do interior do PR têm internet de graça

Fernando Rocha Faro - Folha de Londrina
08 jul 2009 às 11:29

Compartilhar notícia

- Celso Pacheco/Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Empregada doméstica aposentada, Anézia Aparecida Nicoletti, 54 anos, está a milhares de quilômetros dos netos. A distância, no entanto, não impede que ela acompanhe o crescimento dos jovens. Por meio da webcam, ela conversa quase diariamente com os parentes que hoje vivem em Barcelona, na Espanha.

O contato mais constante é consequência direta de uma novidade que tem se espalhado por municípios paranaenses: a internet grátis para a população. Já estão sendo beneficiados os moradores de localidades como Santa Cecília do Pavão (60 km ao sul de Cornélio Procópio) – onde vive Anézia Nicoletti –, Pitangueiras e Assaí. O investimento do programa Cidade Digital parte do poder público. Torres espalhadas pelas cidades captam o sinal via rádio e distribuem para quem quiser conectar-se. O único gasto é com a antena receptora, sem necessidade de pagar mensalidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A redução de custo permite que internautas como Anézia, que usava antes o acesso discado, possam ter conversas mais longas com os filhos, noras e netos. E mesmo sem experiência anterior, manejar mouse e teclado não representa mais segredo para a aposentada. ‘Faço o básico para conversar com os meus filhos, pelo MSN ou pela webcam. Nunca fiz curso de informática. Quando precisei, meu neto me orientou’, comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
Concursados podem ser remanejados

Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar

Imagem de destaque
Ambev

Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista

Imagem de destaque
Em elaboração

Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025


Prova da popularidade da internet em Santa Cecília do Pavão é o número de usuários cadastrados. Atualmente são mais de 500. Nada mal para uma cidade de aproximadamente 4 mil habitantes. Hoje, no País, são mais de 60 milhões de pessoas com acesso à rede mundial de computadores. Ao andar pelas ruas de Santa Cecília do Pavão, é fácil constatar a abrangência do Cidade Digital. Casa após casa é possível conferir a presença da antena receptora da internet grátis, mesmo nos imóveis de famílias mais carentes.

Publicidade


Os visitantes também são beneficiados. Com um notebook, qualquer um pode acessar a rede mundial. Por isso, ter equipamentos de informática na cidade deixou de ser uma novidade. ‘A maior parte da população que tem condições decidiu comprar computador por ter a internet disponível’, revela o coordenador do Cidade Digital Luís Guilherme Borsatto.


Para o prefeito Edimar Santos (PTB), o fato de ser pioneira abre as portas de Santa Cecília do Pavão para o mundo. O investimento total foi de R$ 10 mil, uma vez que foi fechada parceria com empresas que doaram equipamentos. E o retorno é educacional e econômico. ‘O acesso grátis à internet é uma questão de inclusão digital e também de difusão do conhecimento. Muitos moradores hoje estão tendo a possibilidade de cursar uma universidade virtual’, ressalta.

Quem não tem condições de comprar, tem a alternativa de usar os terminais da Biblioteca Pública. As máquinas podem ser usadas mediante agendamento anterior de data e horário. Em 90 dias, a administração pretende inaugurar o Coreto Digital, que também vai funcionar como uma lan house gratuita e terá um espaço cultural. O dinheiro economizado pelos usuários, que deixam de pagar mensalidades a provedores de internet, representa, na opinião de Santos, uma importante movimentação para o comércio local.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo