A dona de casa Jacira Aparecida da Silva, 31 anos, morreu nesta terça-feira à noite, no Centro de Referência para Queimados de Bauru (SP). Ela foi vítima de um grave acidente com botijão de gás, ocorrido na semana passada em Sarandi, cidade vizinha de Maringá. Jacira ficou sete dias internada. Dois filhos da dona de casa também sofreram queimaduras e continuam internados em hospitais de Sarandi e Curitiba.
Segundo familiares, o organismo da dona de casa não resistiu às infecções decorrentes dos graves ferimentos. Jacira teve 70% do corpo atingido com queimaduras de terceiro grau. A filha de Jacira, Thais de Souza, de cinco anos, permanece internada no Hospital Evangélico de Curitiba, único centro de referência para tratamento de queimados no Paraná. Dois dias depois do acidente, foi transferida de Sarandi para Curitiba.
A tia de Thais, Gislaine Souza Mota, disse hoje que a recuperação da menina está sendo gradual. Thais sofre com dores por causa dos ferimentos que atingiram as duas pernas, os braços, parte do rosto e as costas.
Segundo Gislaine, a menina deve ficar internada por cerca de 60 dias. ''Mas os médicos dizem que o tratamento pode levar até cinco meses'', contou a tia, muita abalada com a morte da cunhada. O irmão de Thais, Thauan, de três anos, continua internado em estado regular no Hospital Metropolitano de Sarandi.
O acidente ocorreu no dia 23 de setembro, na varanda da casa da família no Conjunto Floresta, zona norte de Sarandi. O pai das crianças, Maurício de Souza, que mantinha uma revenda de gás, havia recebido um botijão de dois quilos para o conserto de uma válvula com vazamento.