A partir de 6 de fevereiro, os motoristas do Paraná habilitados antes de 1998 deverão fazer cursos de atualização para a renovação da carteira. Para agilizar o atendimento à população, o Detran começou a instalar um novo sistema desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em todas as Ciretrans.
Os motoristas da cidade cujas carteiras de habilitação vencem do dia 6 de fevereiro em diante deverão ter freqüentado o curso de 15 horas/aulas num centro de formação de condutores ou dar entrada no processo de renovação do documento na Ciretran para poder agendar a prova.
O curso de atualização para renovação da carteira dos motoristas habilitados antes de 1998 é uma exigência das resoluções 168/169 do Contran. Os motoristas paranaenses que ainda não têm os conteúdos de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, exigidos pelas resoluções, terão duas opções.
Leia mais:
Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba
Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná
Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
A primeira é estudar o conteúdo no site do Detran/PR (www.pr.gov.br/detran) no link "Curso de Atualização" e fazer a prova de 30 questões gratuitamente na Ciretran mais próxima. A outra opção é freqüentar 15 horas/aula num centro de formação de condutor, que fica dispensado da prova.
O condutor que optar pela prova terá duas chances de ser aprovado. Quem não atingir os 70% necessários para aprovação nas duas tentativas terá que se submeter às aulas presenciais em um centro de formação de condutores. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Os motoristas habilitados antes de 1998 que renovarem suas carteiras sem fazer a prova ou passar pelo curso terão que fazê-lo no próximo vencimento do documento. Os motoristas habilitados antes de 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran/PR, estão automaticamente dispensados.
No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso. A renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.