O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, autorizou na segunda-feira (21), durante audiência com o prefeito Luciano Ducci, em Brasília, a transferência definitiva dos 22 km da Linha Verde, na BR 476, para o Município de Curitiba.
A Prefeitura de Curitiba fez o pedido de liberação do trecho, que faz parte do patrimônio da União, para o município em 2008. "A Prefeitura passará a ser dona definitiva da área e poderemos fazer os investimentos necessários no trecho", disse Luciano Ducci.
O prefeito Luciano Ducci também conversou com o ministro dos Transportes sobre a necessidade da contratação de estudos de viabilidade econômica, social e ambiental para implantação do novo traçado do contorno ferroviário de Curitiba.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
A proposta é a desativação do ramal ferroviário ao longo de Curitiba, Almirante Tamandaré e Pinhais, na Região Metropoltiana, numa extensão de 41,2km.
A desativação do ramal que existe deverá melhorar a mobilidade urbana em Curitiba e na Região Metropolitana, reduzir acidentes e a poluição sonora e promover uma melhoria ambiental e social nos municípios envolvidos.
"É uma reivindicação antiga de Curitiba e da Região Metropolitana, que representa uma transformação urbana em todas as regiões por onde atualmente passam os trens", disse Luciano Ducci.
Passarela
Em Brasília, Luciano Ducci também se reuniu com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Luiz Antonio Pagot. O prefeito entregou ao diretor o projeto de construção de uma passarela no Contorno Sul, em frente à indústria Kraft, na Cidade Industrial de Curitiba.
O custo estimado da obra é de R$ 1,5 milhão. "A passarela vai garantir maior segurança aos pedestres e organizar o trânsito na região", afirmou Luciano Ducci.
Acompanharam o prefeito Luciano Ducci nas reuniões no Ministério dos Transportes e no DNIT, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Curitiba, Maurício Ferrante, e o superintendente regional do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago.